quarta-feira , maio 22 2019
Home / HISTÓRIA

HISTÓRIA

FETRACSE

A Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Maranhão – FETRACSE é uma entidade federativa-sindical, representativa dos Sindicatos de Servidores Públicos, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado do Maranhão. Surgiu a partir dos anseios de um grupo de representantes sindicais que compartilhavam das mesmas dificuldades, angustias e que sentiram a necessidade de uma entidade de nível superior que pudesse articular as entidades sindicais e os trabalhadores setor público na Região Central do Maranhão, para aturarem juntos nas lutas em busca de melhores condições de trabalho, salariais, do reconhecimento e da dignidade no serviço público, além de representar todos os trabalhadores nas instancias superiores do mundo do trabalho, da política e da justiça e mostrando responsabilidade social à sociedade.

A FETRACSE foi fundada 16 de janeiro de 2010 e pouco tempo depois que iniciou os trabalhos de apoio, formação, negociação e busca de solução de conflitos dos servidores públicos dos municípios frente aos gestores municipais, suas ações se tornaram conhecidas e chegaram aos vários sindicatos representativos dos trabalhadores dos municípios maranhenses. Atualmente encontra-se com 26 entidades sindicais filiadas, representando 26 sindicatos e cerca de 37.000 trabalhadores do setor público no Maranhão.

A trajetória da entidade é marcada polo enfrentamento das adversidades impostas aos trabalhadores e a suas entidades filiadas, mas nada diminui a força da Federação no propósito de se manter uma entidade independente, forte, articulada com as entidades filiadas e verdadeiramente comprometida com a causa, anseios e expectativas dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Maranhão.

Em 2010, a FETRACSE buscou o apoio da Força Sindical Nacional e através de sua filiação, ampliou sua representatividade, força na representatividade e nas lutas pelos trabalhadores do Maranhão.

Atualmente a FETRACSE está presente de norte a sul do Maranhão, presente em 37 municípios e a cada ano está ampliando suas atividades com responsabilidade e companheirismo nas ações de defesa dos trabalhadores do setor público municipal, tudo graças reconhecimento das lutas de bases, ao empenho, contribuição e reconhecimento dos sindicatos filiados.