Em cumprimento a agenda de lutas do mês de setembro denominado de “Setembro de Lutas” os servidores públicos de Presidente Dutra saíram às ruas da cidade em carreata pela negociação da pauta de reivindicação 2017.
Esse já é o terceiro ato dentro do mês, que ocorre sempre em dia de segunda feira pela manhã e se completa com participação na câmara de vereadores à noite. Em carreata pacífica e ordeira proferindo palavras de ordem invocando a gestão municipal para sentar e negociar a pauta dos servidores públicos municipais, o SINTESPEM informou a população que a gestão vem se negando a negociar a referida pauta, principalmente, o reajuste, alegando não ter recursos financeiros, porém, não apresenta a folha de pagamento do FUNDEB que se encontra recheada de contratos em excesso e salários acima da tabela do Plano de Cargos e Carreira, o que notadamente, inviabiliza o reajuste.
Até o momento não há previsão que a gestão convide o sindicato para discutir a pauta. Enquanto isso segunda feira (25/09) haverá a segunda carreata dos servidores públicos.
Ao se negar a negociar com o SINTESPEM, o prefeito Juran está forçando uma greve que poderá ser estourada em outubro.
Na sessão de hoje não foi cedido espaço na tribuna da câmara para que o SINTESPEM fizesse a defesa da pauta e pedisse apoio da casa legislativa, ficando para a próxima sessão. A justificativa do presidente, Biné Soares, foi que o espaço havia sido solicitado pela Eletronorte para explicações sobre as privatizações do setor energético do Brasil.