PROFESSORES NA DEFESA DA LEI DO PISO DOS PROFESSORES EM TUNTUM-MA

 A FETRACSE, sindicatos filiados e convidados com suas caravanas de professores municipais de várias cidades do Maranhão, sob a organização local do SINDSERT de Tuntum,  realizaram um grande ato público na manhã desta segunda-feira 09 e março. O ato público foi mais uma etapa de luta em defesa da Lei Federal do Piso Nacional do Magistério e da Jornada Extraclasse dos educadores.

    Entenda. Prefeitos de vários municípios do Maranhão, orientado pela FAMEM – que tem como presidente – Cleomar Tema Carvalho Cunha – prefeito de Tuntum,  estão descumprindo a lei federal 11.738/2008 já pacificada sua constitucionalidade no STF em 2011 e assim, estão tentando impor jornada de trabalho de interação com os alunos e a jornada extraclasse diversa da estabelecida na lei e que vem sendo cumprida nos sistemas municipais de educação, considerando a proporcionalidade das cargas horárias de trabalho do professores na forma dos respectivos concursos públicos dos municípios.

   No início do ano letivo Tema tentou impor aos professores de Tuntum, mas os professores com o apoio da FETRACSE e da Força Sindical, resistiram e o prefeito restabeleceu a jornada conforme a lei. No movimento desta data, os professores tentaram o compromisso do prefeito Tema com a categoria em solicitar que os demais prefeitos partem de atrapalhar a educação com essas medidas ilegais e desrespeitosas para com os professores municipais. (Tema até chegou ao evento onde estava convidado a participar, desceu do carro, afagou duas ou três professoras, entrou no carro e saiu novamente).

  Os dirigentes sindicais entendem que o prefeito Tema pode estar restabelecendo a legalidade da jornada somente por ser um ano eleitoral e por ele está apresentando a esposa como candidata a Deputada Estadual. Segue então a luta, os professores municipais farão outras movimentações de mobilização pelo estado e deverão concluir com uma grande paralisação de advertência dos professores municipais em todo o Estado do Maranhão ainda no primeiro semestre de 2018.

   Marcaram presença na manifestação professores representantes dos municípios de: Tuntum, Alto Alegre, Joselandia, São Luís, São Mateus, Gov. Eugênio Barros, Santa Filomena, São Domingos do Maranhão, Pres. Dutra, Gov. Archer, Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes,  Gonçalves Dias.