Entidades sindicais lançaram em São Luís-MA frente Norte/Nordeste pela Educação

Ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 13 de dezembro, o lançamento da Frente Norte/Nordeste no auditório da FIEMA em São Luís-MA. A Frente foi lançada na audiência pública que discutiu os desafios da Educação Pública no Brasil e nas regiões Norte e Nordeste do país, as quais sofrem defasagens na educação e financiamento público da educação com relação às outras regiões. O evento foi organizado pelo SINDEDUCAÇÃO, SINPROESEMMA com o apoio da CNTE e dos sindicatos e federações de servidores públicos do Estado do Maranhão.

A discussão foi pautada nas diferenças das complementações da União para as duas regiões na época da vigência do FUNDEF (1998-2006) onde os representantes sindicais que fizeram uso da fala criticaram a posição do TCU que é contra a subvinculação de 60%  dos precatórios do FUNDEF aos professores e além disso, compartilharam suas experiências na luta pelos precatórios e pediram unidade entre a classe.

Representantes sindicais dos Estados da Bahia, Ceará, Piauí e Pará se fizeram presente e falaram de suas experiências com a liberação dos precatórios em seus estados cabendo ressaltar que no Estado do Ceará já foram pagos mais de 500 milhões de reais aos professores onde os valores individuais variam de 5 a 84 mil reais.

O Deputado Federal Eduardo Braide (PMN) eleito pelo Maranhão se comprometeu no evento em defender a causa dos precatórios na Câmara Federal em defesa da educação e dos professores.

Da esq. p/ dir. Frazão Oliveira, Ivaldo Passos, João Benevide e Gelilson Gonçalves

A FETRACSE e SINTESPEM se fizeram presente com Gelilson Gonçalves – presidente da FETRACSE, que fez parte da mesa, João Benevides – presidente do SINTESPEM e Secretário Geral da FETRACSE e Ivaldo Passos – Secretário Geral do SINTESPEM e Secretário de Formação e Políticas Sindicais da FETRACSE. Alguns sindicatos da base da FETRACSE se fizeram presente: SINDSERPE (Pedreiras-MA), SINDSERTV (Trizidela do Vale-MA), SINDSERT (Tuntum-MA) e SINPROEMB (Brejo-MA).