As entidades sindicais FETRACSE, FETAEMA, FETTAFEMA, SINTTAF (Pres. Dutra), STIU-MA, SINTAPD, SINDMOTO, SINACS, SINTESPEM, SINPROESEMMA e movimentos estudantis organizaram grande manifestação nesta sexta-feira, dia 22 de março de 2019, contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro.
O ato regional reuniu centenas de trabalhares que percorreram as principais ruas da cidade de Presidente Dutra-MA em caminhada até a Praça São Sebastião. Durante a caminhada os discursos dos trabalhadores frisaram os males da Reforma como: aumento do tempo mínimo de contribuição para aposentadoria passando de 15 para 20 anos, aumento da idade mínima elevando para 62 anos mulheres e 65 homens, previdência capitalizada e benefícios assistenciais de 400 reais.
Segundo a organização da manifestação, esse foi um momento importante para o esclarecer a sociedade que, ao contrário do que diz a propagando do governo, será difícil o trabalhador se aposentar e, por isso, todos devem se unir para que a Câmara dos Deputados não aprove esse reforma. O recado também serviu aos parlamentares que a sociedade não quer pagar essa conta.
A cidade de Presidente Dutra mais uma vez recebeu caravanas de vários municípios da região que vieram participar do movimento, cabendo destacar as entidades que mobilizaram suas bases para a luta: SINDSERT (Tuntum), SINTESPEM (Santa Filomena, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Gov. Luiz Rocha, São Domingos e Gov. Archer), STTR (Gov. Eugênio Barros e Santo Antonio dos Lopes), SINTESPGEB (Gov. Eugênio Barros), SINSERPDOM (Dom Pedro, Joselândia, Sen. Alexandre Costa e Santo Antonio dos Lopes), SINTTAF (Fortuna, Colinas e Gonçalves Dias) e SINDSERPM-CN (Capinzal do Norte).