O SINDSERPE de Pedreiras com o apoio da FETRACSE teve reunião com a gestão municipal para discutir a pauta de reivindicação dos servidores 2022. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal nesta quinta-feira, 3 de fevereiro com a participação da prefeita Vanessa Prazeres, secretário de administração, secretário de finanças e secretária de educação, procurador e contador do município.
O reajuste do piso salarial dos profissionais do magistério em 33,23% foi discutido. No início o governo alegou a ausência de instruções normativas que regulamentam o reajuste do piso nacional. Os dirigentes sindicais e assessora jurídica, Dra Nadir, defenderam a Lei do Piso e a regra atual do seu reajuste que continua vigente do país. O encaminhamento dessa pauta foi que a gestão vai realizar estudo de impacto financeiro para ver o comportamento da folha com a implantação do piso em prazo de oito dias. Vai realizar estudo de impacto de reajuste salarial para outras categorias que estão com perdas salariais para apresentar no mesmo prazo.
Houve a discussão da reivindicação da categoria de fiscais de tributos para a implantação de gratificação de função prevista do estatuto do servidor, porém não há regulamentação de valor percentual. Como essa categoria conta com três servidores efetivos, a prefeita autorizou a elaboração de projeto de lei para implantar 70% de gratificação sobre o vencimento base.
A categoria de vigias também reivindica da gestão a regulação do adicional de periculosidade que será analisado pela gestão e respondido ao sindicato.
Os agentes de endemias reivindicam o pagamento do PQVAS através de regulamentação legal. A gestão se comprometeu em analisar o recurso e elaborar projeto de lei para regulamentar o pagamento.