PREFEITO DE TUNTUM RECEBE O SINDSERT E TRATAM DE APLICAÇÃO DO FUNDEB 70%

Na tarde desta quarta 22 de dezembro, diretores do sindicato, comissão de servidores, assessor jurídico e diretores da FETRACSE, foram recebidos pelo Prefeito Municipal Fernando Pessoa, que estava acompanhado de assessores, contador e assessoria técnica do município. Durante a reunião, o gestor fez breve conjuntura de como encontrou a educação, dos salários em atraso, bem como sobre outras áreas da municipalidade e mostrou que vai terminar o ano de 2021 sem débitos com os servidores, que estão com seus salários em dias.

Sobre a possibilidade de pagamento de abono aos professores com sobras de aplicação do mínimo de 70% do FUNDEB 2021, o prefeito foi claro ao afirmar que havendo sobras, repassará aos professores, mas, que não garante que terá abono, nem tão pouco de quanto será.  Indagou que só saberá ao finalizar o ano de 2021. Diretores do SINDSERT/FETRACSE realizaram uma tabela de estimativas de recursos e de aplicação com folhas de pagamento a partir de valores e dados disponíveis em sites de transparências, mas, não há todos os dados relativos a 2021 nos portais, visto que o exercício 2021 não foi concluído.

As entidades sindicais reivindicaram acesso às folhas de pagamento e despesas do FUNDEB 2021, devendo haver brevidade no acesso aos documentos realizado pelos representantes. Fernando Pessoa, após consultar assessores, acertou que membros do sindicato terão acesso a todas as folhas de pagamento do FUNDEB 2021 referentes aos meses de janeiro a outubro de 2021 já na próxima semana, visto que as mesmas já foram postas à disposição do Conselho Municipal do FUNDEB do Munícipio.  Ficou acertado também que até o dia 10 de janeiro de 2022 – será marcada data para o sindicato ter acesso às folhas de pagamento de novembro e dezembro de 2021 – período que a contabilidade já estará com os meses de NOV/DEZ finalizadas para serem apresentadas.

Foi solicitado ao prefeito que realizasse uma previa de abono e o mesmo afirmou que “não fará anuncio que não possa cumprir”, que não tem nada a esconder e que estregará as prestações de contas para análise do sindicato. O Prefeito informou que parará salários de dezembro dentro do mês e que até dia 10 de janeiro de 2022 pagará o terço de férias 2021. Falou ainda que a reformulação do plano de carreiras da categoria está em andamento.

Sindicalistas solicitaram atenção ao pagar o terço de férias, de modo a não incidir descontos de INSS e IRRF, vistor ser o teço constitucional.

Na noite desta mesma quarta-feira 22 de dezembro onde os pontos serão  esclarecidos aos associados.