Fonte: ttps://ma.agenciasebrae.com.br
O Programa LIDER, uma iniciativa do Sebrae Maranhão voltada para o crescimento regional, retomou suas atividades com uma agenda estruturada em três eixos prioritários: Capital Empreendedor, Economia Criativa e Agronegócios. O 1º Fórum do programa, realizado nos dias 17 e 18 de março no auditório da Unifacema, em Presidente Dutra, reuniu lideranças da região para definir os próximos passos rumo ao desenvolvimento sustentável e integrado do Sertão Maranhense.
Eixos de Atuação
Agronegócios, está programado um encontro com produtores rurais no dia 29 de abril, em São Domingos do Maranhão. O evento visa incentivar o cooperativismo, promovendo a união entre agricultores e facilitando o acesso a novas tecnologias e mercados. “O cooperativismo é uma estratégia fundamental para fortalecer o setor e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais”, ressaltou Valmir Carlos, representante do eixo.
Capital Empreendedor, um dos principais avanços é a implantação de um observatório para coleta e análise de dados sobre as demandas e oportunidades da região. “Com informações confiáveis, poderemos tomar decisões mais assertivas, direcionando recursos para onde são mais necessários”, destacou Marcela Saba, líder do município de Passagem Franca.
Economia Criativa, será aplicado um questionário para mapear as iniciativas culturais nos 12 municípios envolvidos. Esse levantamento subsidiará a criação de um projeto de premiação e de um calendário de manifestações culturais locais. “Valorizar nossa cultura é essencial para atrair turistas, fomentar a economia e fortalecer as tradições”, afirmou Daiana Nobre, líder do eixo de Economia Criativa.
Compromisso com o Desenvolvimento
Com a definição dessas ações, o Programa LIDER reforça seu papel na transformação do Sertão Maranhense, mobilizando lideranças e estimulando a colaboração entre os municípios. Nos próximos dois meses, os participantes terão a missão de colocar em prática os planejamentos definidos, consolidando iniciativas que impulsionem o desenvolvimento regional.
“Nosso objetivo é capacitar as comunidades para que sejam protagonistas na construção de um futuro mais promissor e sustentável”, concluiu Allan Kennedy Silva, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.