FETRACSE destaca importância da isenção do Imposto de Renda para trabalhadores e servidores municipais

A Federação (FETRACSE) reforça a relevância da proposta de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para até R$ 5 mil, anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A medida promete beneficiar diretamente cerca de 25 milhões de brasileiros, incluindo um grande número de servidores municipais e trabalhadores da iniciativa privada, garantindo mais renda disponível para as famílias e injetando recursos essenciais na economia.

A defesa da isenção do imposto de renda para quem ganha até 5mil reais e de descontos para que ganha até 7 mil reais e um dos itens da Campanha Estadual da FETRACSE 2025.  

Segundo Haddad, aproximadamente 20 milhões de contribuintes foram indevidamente incluídos no pagamento do imposto devido à falta de atualização da tabela do IR entre 2015 e 2022, o que causou uma defasagem superior a 36%. Essa estagnação penalizou, sobretudo, as camadas economicamente mais vulneráveis. A proposta do governo federal busca corrigir essa distorção, promovendo maior justiça tributária. Para compensar a perda de arrecadação, será implementado um imposto adicional para brasileiros com renda anual superior a R$ 1 milhão.  Para os trabalhadores, especialmente um grande número de servidores municipais, a isenção representará não apenas um alívio financeiro, mas também a possibilidade de investir mais em qualidade de vida, educação, saúde, lazer e consumo. Recursos que permanecem nas mãos dos trabalhadores tendem a movimentar a economia local e nacional, gerando emprego e fortalecendo setores como comércio, serviços e construção civil.

Durante o anúncio, Haddad também destacou outras medidas voltadas ao fortalecimento da economia, como um pacote para impulsionar o crédito imobiliário, com foco em trabalhadores de baixa e média renda.

A FETRACSE reafirma que a ampliação da faixa de isenção do IR é um passo importante para reduzir desigualdades e valorizar quem move a economia do país.

Com informações de Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil