EM FORTUNA TRABALHADORES LUTAM PARA MANTER DIREITOS CONQUISTADOS

    Durante reunião entre o SINTRASF, o Município de Fortuna Maranhão, FETRACSE e a Câmara de Vereadores ocorrida na tarde desta quinta-feira 06, percebeu-se as dificuldades de consenso quanto às garantias dos direitos dos professores municipais, mesmo já estando no plano de cargos, carreira e salários da categoria, bem como para realizar as mudanças pretendidas pelo prefeito nos vencimentos dos professores a partir de 2019.

          A reunião aconteceu no gabinete do prefeito – Arlindo Barbosa, que participou ativamente das discussões onde o município pretende encaminhar projeto de lei para a câmara de vereadores fazendo mudanças do plano de carreira dos professores. O prefeito alega que vem pagando as folhas do FUNDEB sem calendário fixo e sempre depois do dia 10 do mês subsequente por falta de recursos suficientes, indagou que já compromete 120%  dos gastos com a folha dos 60% dos FUNDEB. Disse ainda que já reduziu gratificações dos diretores, baixou salários de secretários de governo, além de diminuir o número de secretarias municipais. Como solução o prefeito defende mudanças no plano de carreiras dos professores com a retirada de gratificações e redução dos percentuais entre os níveis da tabela vigente.

  • Não houve consenso, os sindicalistas defendem manutenção dos direitos conquistados e se dispuseram a trabalhar com a administração e as finanças municipais para buscar soluções que não tragaram prejuízos aos trabalhadores. O ponto positivo da reunião, embora concluída sem consenso, ficou por conta da condução amistosa da reunião e da abertura para o diálogo, mas tudo para nas pressas do governo em querer mudar o plano de carreiras até a próxima segunda dia 10 de dezembro.
  • A gestão enviará proposta oficialmente ao SINTRASF para que o mesmo possa apresentar na assembleia da categoria marcada para sábado dia 08/12 às 16h, onde será avaliada, debatida, realizada contrapropostas para os problemas apresentados, mas o problema reside na data limite da última sessão ordinária da câmara de vereadores que será dia 10/12/2018 – portanto, prazo muito curto para uma solução complexa.

   Participaram da reunião pelos trabalhadores: O Presidente do SINTRASF- Edivan Campos e a diretora – Leonora; uma comissão de professores sindicalistas; o presidente da FETRACSE: Gelilson Gonçalves, o Vice presidente da Força Sindical – Gilvan Freire e o assessor jurídico – Dr. Dannilo Cosse; Pela Gestão municipal participaram: o prefeito – Arlindo Barbosa e a chefe de gabinete – Adriana Barbosa; Pela câmara de vereadores: os vereadores –  Gildenor, Gim Coelho, Roberto Luiz, Manim e Nenzão do Biba.