Professores de Gov. Eugênio Barros se fortalecem na luta pelos precatórios do FUNDEF

O SINTESPEGEB de Gov. Eugênio Barros realizou uma assembleia geral extraordinária para tratar do tema precatórios do FUNDEF do município. A assembleia aconteceu nesta quarta-feira (7) na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de muitos professores que foram ouvir e deliberar sobre o assunto em pauta após ouvir as explanações do sindicato, da FETRACSE  e do escritório de advogados representado por Dra Elda Gomes.

Gilvan Freire, secretário geral da FETRACSE falou da luta pelos precatórios do FUNDEF na região central do estado com o trabalho pioneiro da Federação. O presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves, relatou o trabalho que a federação realizou com o tema este ano onde foram realizados 14 encontros regionais em vários município do estado, falou da evolução dessa luta no campo político com as recentes leis aprovadas e a EC 114/2021. Frisou que a luta pelos precatórios do FUNDEF se dá no campo político e jurídico, bem como citou a recente parceria da FETRACSE com o escritório do qual Dra Elda faz parte que demandará sobre o assunto em favor dos professores das municipalidades do nosso estado.

Dra Elda Explicando sobre as ações do FUNDEF.

A advogada Dra Elda Gomes do escritório Gomes, Frota e Jorge Advogados Associados com sede na capital São Luís, falou do trabalho do escritório no tocante aos processos dessa natureza no judiciário. Apontou algumas estratégias para que o sindicato e federação estejam a par do processo do município contra a União e, desta forma, poder colaborar para a sua tramitação e consequente expedição do precatório. A advogada esclareceu várias dúvidas que partiram dos professores presentes no plenário da câmara contando com a ajuda da Federação para tais esclarecimentos.

Ao final da assembleia, a presidente do SINTESPGEB, Marineide Mendes, colocou em votação a aprovação do escritório da Dra Elda para demandar em favor dos professores de Gov. Eugênio Barros sendo aprovado por unanimidade. A partir de então serão tomadas as primeiras providências sobre o assunto que será seguido de muitos passos até o final.