COROATÁ – SINPROEM REUNE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA TRATAR DE INTERESSES DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

Na última quinta-feira 05, o Sindicato dos Professores do Ensino Municipal esteve reunido com membros da Secretaria Municipal de Educação representada pelo Sr. Eldo de Melo Viana – Secretário da pasta e pautou principais reivindicações da categoria para 2023.  A presidente do sindicato, professora Joana Etiene, esteve acompanhada dos demais dirigentes sindicais professores Karina Calixto, Reginaldo Jansen e Benedito Lopes. Primeiramente a presidente questionou o secretário sobre a possibilidade de um rateio para a categoria referente ao exercício 2022, uma vez que no portal da transparência consta uma sobra de cerca de 7 milhões de reais. O secretário de educação disse ter cumprido todas as obrigações do exercício 2022 e que não sobrou esse recurso, que o sistema talvez não esteja alimentado com os últimos pagamentos realizados no final do exercício 2022 e que, o município alcançou o limite prudencial de gastos permitido por lei, mas, completou dizendo que irá reunir com o secretário de finanças para em breve dar um retorno ao sindicato sobre esses valores e completou dizendo que tudo que é de direito o município vai cumprir.

A direção do sindicato protocolou um ofício solicitando a aplicação do reajuste salarial dos professores no percentual de 14,95% segundo o que divulgou o governo federal e que será repassado aos municípios no ano de 2023. O secretário afirmou que o município de COROATÁ irá cumprir a lei e que o salário desse mês de janeiro já virá com o novo aumento do Piso Nacional dos Professores. A presidente e demais dirigentes sindicais questionaram o secretário sobre a aplicação do Quinquênio dos professores segundo o PCCS em vigor (aplicação de 5% no salário base) e cobrou rapidez na votação da proposta de aperfeiçoamento do atual plano de carreira da categoria, uma vez que já existe uma comissão devidamente constituída e que já vem trabalhando junto com o SINPROEM e a Câmara Municipal de vereadores na construção da minuta de alterações do plano de carreira. Falta apenas o município concluir sua análise técnica e enviar oficialmente a proposta para ser votada pelos vereadores na Câmara Municipal. Vale lembrar que os professores já estão no sétimo ano de luta cobrando essas alterações do plano de carreira. O secretário Eldo Viana disse ter conhecimento do trabalho de construção da minuta que vem sendo desenvolvido e que vai fazer de tudo para que essas mudanças sejam aprovadas o mais rápido possível.

A professora Jona Etiene cobrou do secretário mais oportunidades do sindicato indicar membros para os conselhos municipais, tais como o Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal do Fundeb e Conselho Municipal de Alimentação Escolar. O secretário justificou que os conselhos tem professores entre os seus membros, mas o sindicato argumenta que não possui membros indicados pela entidade que representa a categoria. O sindicato saiu da reunião com a garantia de já ter um membro no Conselho Municipal de Educação. A reunião foi encerrada e os membros da direção foram para o setor do COROATÁ PREV cobrar do diretor Midael a aplicação do novo reajuste aos professores aposentados. O diretor do instituto recebeu a direção e disse que irá falar com a autoridade maior do município para dar uma resposta oficial ao sindicato.

Fonte: Direção do SINPROEM.