Assembleia dos servidores em Pres. Dutra teve bom debate e rumos para resolver pendências

A primeira assembleia dos servidores municipais de Presidente Dutra  realizada presencialmente no Clube Social do SINTESPEM desde o início da pandemia marcou a experiência de voltar a realizar esse tipo de atividade de forma presencial e também experimentar a nova estrutura da entidade que será aberta oficialmente em breve.

Outro ponto marcante foi a presença da equipe da SEMED, coordenadores, assessores e a participação do secretário municipal de educação, Fernando Sereno, e do secretário adjunto, Prof. Aldeglan Fernandes.

Das reivindicações

A gestão enviou ofício de resposta para o sindicato, o qual foi lido na assembleia, explicado pelos dois secretários com intervenções dos associados e diretoria do SINTESPEM.

Pagamento de horas extras para os vigias – o secretário de educação vai tratar do assunto com outros membros da administração municipal para dar resposta a contento da categoria, visto que o pagamento das horas extras fora garantida pela administração em ofício ao sindicato.

Horário de aula da educação infantil – a secretaria reconheceu o direito dos professores que atuam na educação infantil em trabalhar o horário de aula de 50 minutos equiparando aos professores do ensino fundamental I e II.

Equiparação de jornada de trabalho diária para AOSG/AOSD e Agentes administrativos – os servidores das categorias AOSG/AOSD e Agentes administrativos dos concursos de 1997 e 2001 trabalham 6 horas diárias ininterruptas enquanto os servidores dos concursos de 2012 e 2018 trabalham as 8 horas diárias. Para que haja equidade de cumprimento de jornada, o sindicato luta pela adequação dessa jornada trabalhada pelos servidores mais antigos. O secretário não vê objeção, mas precisa tratar do assunto com outras secretarias, pois em todas elas existem servidores destas categorias lotados, fazer o levantamento e apresentar resposta. Já para pagar a insalubridade ele disse que é preciso que o município institua a junta médica para aferir os graus em cada local de trabalho.

O secretário de educação fez o compromisso em dar resposta concreta oficialmente sobre todos os itens discutidos que ficaram pendentes.

O advogado Dr. Dannilo Cosse contextualizou cada item da pauta onde abordou juridicamente a situação dos pontos levantados pelos servidores durante suas falas na assembleia.